No quinto dia do quinto mês lunar - este ano hoje, 7 de junho -, os chineses celebram mais uma das suas festividades populares, o Festival dos Barcos de Dragão ou Festival Duanwu (端午节 duānwǔ jié).
Esta festividade tem uma origem bastante curiosa. Qu Yuan (屈原 qū yuán, 340-278 a. C.), famoso poeta do reino de Chu (situado na atual província de Hubei) e ministro do mesmo, vivia no exílio por ser contra a política do seu rei de se render ao reino de Qin do Norte. Ora, quando Qu soube que o seu reino havia sido invadido pelo reino de Qin, suicidou-se, atirando-se ao rio Miluo. Os habitantes locais, a fim de fazer com que os peixes não comessem o seu corpo, fizeram bolinhos de arroz envoltos em folhas de bambu - - zongzi 粽子 - e atiraram-nos ao rio. Desde então, passou a ser tradição o consumo destes bolinhos com diferentes recheios nesta festividade.
Para além dos zongzi, é costume realizar-se corridas de barcos de dragão, também elas usadas, segundo a crença, para tentar encontrar o corpo do poeta. Tradicionalmente, para além dos remadores, a tripulação do barco é composta por músicos e uma pessoa responsável por "encontrar" Qu Yuan, lançando bombinhas e atirando arroz para a água. Estas corridas são realizadas em diversas localidades do país e entre diversas organizações. O festival ganhou já uma dimensão internacional, com vários países a realizarem as suas próprias corridas de barcos de dragão e existindo, inclusive, uma Federação Internacional para estas corridas, a International Dragon Boat Federation (https://www.dragonboat.sport/).
Agora que já conheces um pouco melhor este festival, aproveita para desfrutar do seu ambiente numa futura ida à China, ver as corridas e comer uns zongzi.
Feliz Festival dos Barcos de Dragão! 端午节快乐 duānwǔ jié kuàile!wǔ jié kuàile!
Fontes:
- Site do jornal China Daily: http://www.chinadaily.com.cn/english/doc/2004-06/21/content_359372.htm
- Livro A Herança de Confúcio, capítulo "Sabedoria Popular Chinesa".

Comentários
Enviar um comentário