Avançar para o conteúdo principal

Os nomes chineses

Uma das formas de assinatura do nome em obras de caligrafia ou pintura chinesa é o uso de carimbos.

Provavelmente, já terás visto ou ouvido nomes chineses nos meios de comunicação social e pensado "Como é que eles decidem os nomes? Qual dos carateres é o nome próprio e qual o apelido?" Para te ajudar a compreender melhor este assunto, vou falar de alguns aspetos envolvidos na formação do nome chinês.


1. Apelido
Na China e noutros países asiáticos, como o Japão e a Coreia, a família ocupa um lugar de destaque na vida dos seus povos, fruto da tradição confucionista. Por isso, o apelido vem sempre em primeiro lugar e deve ser usado quando queremos comunicar com alguém (exceto em situações de grande familiaridade). Por exemplo, no nome Wang Jiaming, Wang é o apelido e Jiaming é o nome próprio. Se por acaso precisasses de falar com esta pessoa, tratá-la-ias como Senhor Wang e não como Senhor Jiaming. Caso penses em seguir ou já segues a carreira jornalística, este é um aspeto - ainda muito pouco considerado em Portugal - que deverás ter em atenção, uma vez que tratar uma pessoa pelo nome próprio sem ter qualquer tipo de intimidade/familiaridade com ela pode ser considerado ofensivo.
Existem mais de 2500 apelidos na China, a maior parte dos quais compostos por um carater. Destes, Li 李, Wang 王, Zhang 张, Liu 刘 e Chen 陈 são os mais comuns. Há ainda uma pequena percentagem de apelidos com dois carateres, como Ouyang 欧阳e Sima 司马, para citar os mais frequentes.


2. Nome próprio
Ao contrário de nós, que escolhemos um nome a partir de uma espécie de "lista" de nomes predefinidos, na China não é bem assim. Tendo em conta que existem milhares de carateres na língua chinesa, a escolha do nome não deve ser feita tendo por base apenas a sua sonoridade, como também o significado dos carateres escolhidos, o qual (obviamente) deverá ser bom. Esta escolha pode ser feita com base em diferentes aspetos, como o respeito pelos antepassados, admiração por determinados conceitos confucionistas, fenómenos e elementos naturais, admiração pelas características do jade e joias, entre outros. O nome próprio pode ser composto por um, dois ou até três carateres.

EXEMPLOS DE NOMES:

  • 韩雪 Han Xue - Han 韩: apelido; Xue 雪: nome próprio, significa "neve"
  • 王家明 Wang Jiaming - Wang: apelido; Jiaming: nome próprio em que Jia 家 significa "lar, casa" e ming 明 significa "brilhante"
  • 肖霏霏 Xiao Feifei - Xiao 肖: apelido; Feifei 霏霏: nome próprio, significa chuva ou neve que cai de forma rápida, com flocos ou gotas grossas


3. Ming, zi e hao
Agora, um pouco de história. Na China Antiga, um homem, principalmente um intelectual, não possuía apenas um nome, mas sim três nomes diferentes, usados em ocasiões distintas:
  • O ming 名, que era o nome de nascença, escolhido pelo membro mais sábio da família. Era o nome oficial, usado no registo civil e em todos os processos burocráticos em que o indivíduo se envolvia.
  • O zi 子, escolhido pelo indivíduo a partir dos vinte anos, quando atingisse já algum estatuto social. Ele deveria ser sempre tratado por este nome e nunca pelo seu ming.
  • Hao 号, o nome artístico, usado por artistas para assinarem as suas obras de arte. O hao refletia o gosto pessoal do artista e/ou a situação política em que vivia, e distinguia a sua vertente artística da oficial.

Em suma, um nome na China não é apenas um elemento identificativo da pessoa: é também a demonstração dos desejos e expectativas que a família tem dela, bem como um reflexo dos costumes e valores culturais que dominam a vida do povo chinês na sua generalidade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os 12 animais do Zodíaco

O zodíaco chinês ( 中国生肖 zhōngguó shēngxiāo ) é composto por 12 animais , cada um deles representando um ano. É calculado de acordo com o calendário lunar, que se inicia entre finais de janeiro e finais de fevereiro. Existem várias lendas sobre a origem do zodíaco chinês. Uma das mais conhecidas atribuí a criação desta forma de contagem do tempo ao imperador de Jade ( 玉帝 yùdì ) que, não sabendo quantos anos fazia no seu aniversário, decidiu realizar uma corrida entre os vários animais da floresta, a partir da qual eram selecionados 12 que iriam ser usados na contagem do tempo. O rato chegou em primeiro lugar, saltando do dorso do boi – que chegou em segundo. Seguiu-se-lhe o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cão e o porco. Muitas vezes, em vez de perguntarem a idade, os chineses perguntam à pessoa qual é o seu signo, o qual indica o seu ano de nascimento. No ano do seu signo ( 本命年 běnmìngnián ) , ou seja, quando a pessoa faz...

O (não tão) misterioso mundo dos carateres

"Tu consegues fazer aqueles rabiscos?" "Mas tu sabes mesmo ler aqueles desenhos?" "Como é que é possível decorar esses carateres todos? Nunca mais deves sair do sítio!" As primeiras questões que as pessoas me colocam quando digo que estudo Chinês têm quase sempre a ver com os carateres. A escrita chinesa ainda é, para muitos, algo exótico, indecifrável e impossível de aprender. Porquê? Em primeiro lugar, porque os carateres não dão pista nenhuma sobre a forma como devem ser lidos (a menos que já se tenha algum conhecimento da língua). Segundo, a ideia de impossibilidade da aprendizagem dos carateres tem a ver com o facto de haver milhares deles, com significados próprios, e cada um deles ser constituído por uma série de traços, o que causa alguma confusão. Mas e se eu te disser que escrever (e não desenhar) os carateres é a parte mais fácil quando se está a aprender Mandarim? Provavelmente não acreditas, mas, para te tentar convencer de que is...