Avançar para o conteúdo principal

Tabus - o que não fazer no contacto com chineses

O povo chinês é, na generalidade, bastante supersticioso, dando bastante importância a sons, símbolos e objetos que se possam relacionar e/ou influenciar a sua vida. Por isso, durante o contacto com ele, é importante teres em atenção situações que lhes possam causar algum embaraço e os façam sentir desconfortáveis. Para tal, vou dar-te alguns exemplos de tabus:

Números
  • O 4 é um número a evitar pelos chineses. Isto porque a sua pronúncia, sì, é semelhante à da palavra "morte" - sǐ. Se tiveres oportunidade de visitar a China, tenta reparar na numeração dos elevadores - provavelmente, não encontrarás o 4º andar!
  • Por outro lado, o 8 é um número extremamente popular, pois a sua pronúncia (八 bā) é parecida com a do carater 发 (fā), o qual, entre outros, significa "enriquecer". Por isso, se por acaso quiseres fazer negócios na China, seria boa ideia marcares reuniões para os dias 8.

Presentes envenenados...
  • Não ofereças peras nem guarda-chuvas, pois a fonética do carater de "pera" (梨 lí) é semelhante à de 离 (lí), e a fonética do carater de "guarda-chuva" (伞 sǎn) é semelhante à de 散 (sàn), sendo que ambos os carateres significam "separar".
  • É também inconveniente oferecer-se flores brancas, pois o branco é a cor do luto na China, e relógios, pois a expressão "oferecer um relógio" (送钟 sòng zhōng) tem fonética semelhante a 送终 (sòng zhōng), que significa "pôr fim à vida"!
  • Oferecer um conjunto de facas também pode não ser boa ideia, visto esta ser a "oferta" do imperador a alguém de quem ele se queria livrar!

Às refeições
  • Não espetes os pauzinhos no arroz, pois essa é a forma de o servir como oferenda aos antepassados e de colocar incenso em sua memória. 
  • Também não se deve bater com os pauzinhos na tigela para chamar à atenção do empregado, pois esse era o sinal usado pelos pedintes. 
  • Não deves, ainda, colocar um pauzinho de cada lado da tigela/prato, pois - lá vem a fonética mais uma vez - o carater de "pauzinhos" (筷 kuài) lê-se de forma semelhante a 快 (kuài), que significa "rápido" - esta ação simboliza que aquele grupo de pessoas com quem estás e com quem tens uma relação próxima se vai separar rapidamente.
  • Se por acaso comeres peixe e estiveres em Macau ou comeres junto com pescadores, nunca vires o peixe no prato, pois isso simboliza um barco a virar.

Outros
  • Não escrevas o nome de alguém a caneta vermelha, pois essa era a cor usada para escrever os nomes das pessoas a serem executadas.
  • Usar chapéus verdes não é uma boa ideia... Simboliza que e pessoa que o usa foi traída (um dia conto a lenda)!
  • Quando entrares num templo, tenta não pisar o limiar da porta, pois acredita-se que tal dá azar à pessoa que o fizer.
  • Durante o dia de Ano Novo Chinês, há certas ações que deves evitar: cortar coisas, pois significa que estás a cortar a felicidade; varrer, pois estás também a limpar as coisas boas que te poderão surgir; chorar, pois chorarás o ano todo; e tomar medicamentos, pois poderás ter vários problemas de saúde ao longo do ano.

Alguns destes tabus são levados à risca na China, outros nem tanto. Contudo, se ainda não estiveres familiarizad@ com a cultura chinesa, o ideal é teres sempre estes aspetos em conta no teu primeiro contacto, por forma a evitares mal-entendidos e a aproveitares a tua experiência cultural da melhor forma possível.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os nomes chineses

Uma das formas de assinatura do nome em obras de caligrafia ou pintura chinesa é o uso de carimbos. Provavelmente, já terás visto ou ouvido nomes chineses nos meios de comunicação social e pensado "Como é que eles decidem os nomes? Qual dos carateres é o nome próprio e qual o apelido?" Para te ajudar a compreender melhor este assunto, vou falar de alguns aspetos envolvidos na formação do nome chinês. 1. Apelido Na China e noutros países asiáticos, como o Japão e a Coreia, a família ocupa um lugar de destaque na vida dos seus povos, fruto da tradição confucionista. Por isso, o apelido vem sempre em primeiro lugar e deve ser usado quando queremos comunicar com alguém (exceto em situações de grande familiaridade). Por exemplo, no nome Wang Jiaming, Wang é o apelido e Jiaming é o nome próprio. Se por acaso precisasses de falar com esta pessoa, tratá-la-ias como Senhor Wang e não como Senhor Jiaming. Caso penses em seguir ou já segues a carreira jornalística, este é u...

O (não tão) misterioso mundo dos carateres

"Tu consegues fazer aqueles rabiscos?" "Mas tu sabes mesmo ler aqueles desenhos?" "Como é que é possível decorar esses carateres todos? Nunca mais deves sair do sítio!" As primeiras questões que as pessoas me colocam quando digo que estudo Chinês têm quase sempre a ver com os carateres. A escrita chinesa ainda é, para muitos, algo exótico, indecifrável e impossível de aprender. Porquê? Em primeiro lugar, porque os carateres não dão pista nenhuma sobre a forma como devem ser lidos (a menos que já se tenha algum conhecimento da língua). Segundo, a ideia de impossibilidade da aprendizagem dos carateres tem a ver com o facto de haver milhares deles, com significados próprios, e cada um deles ser constituído por uma série de traços, o que causa alguma confusão. Mas e se eu te disser que escrever (e não desenhar) os carateres é a parte mais fácil quando se está a aprender Mandarim? Provavelmente não acreditas, mas, para te tentar convencer de que is...

Cinco redes sociais "made in China" que deves conhecer

Dada a sua população, a China é o maior mercado mundial de redes sociais, contabilizando, segundo dados do site Statista.com, cerca de 882 milhões de utilizadores em 2019 - cerca de 63% da população total. Dados estes números, não é de espantar que, apesar da conhecida "Great Firewall" (o sistema chinês de censura que escrutina e elimina todo o conteúdo online considerado indesejável), o país apresente uma enorme diversidade de redes sociais com as mais variadas funcionalidades, não só conectando os chineses com os seus familiares e amigos, como também oferecendo serviços diversos para as várias necessidades do dia a dia. Neste post, apresento-te cinco das mais populares:  1. Wechat Criado em 2011 pela empresa Tencent, o Wechat (em chinês, Weixin 微信) começou por ser uma aplicação de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Messenger. Atualmente, para além desta funcionalidade, é possível partilhar conteúdos através de um feed ("Momentos"), efetuar pagamentos (fal...